Notice: Undefined index: it in /home/storage/f/39/d7/odontosimoes/public_html/sitenovo/index.php on line 279

Notice: Undefined variable: vin in /home/storage/f/39/d7/odontosimoes/public_html/sitenovo/index.php on line 291

Deglutição


Galeria de Imagens



A deglutição é um reflexo exclusivamente humano. Acontece no interior da cavidade bucal, no espaço delimitado pelos dentes, ocupado pela língua que é o principal agente efetor deste reflexo.

A deglutição humana tem o início de seu desenvolvimento já na primeira mamada, quando o bebê recém-nascido é levado ao contato com o mamilo materno, prossegue durante o período que compreende o surgimento da primeira dentição e sua substituição pela permanente. Está plena com a erupção do terceiro molar (o dente do siso), o que acontece, em média, entre os 21 e 28 anos.

Os símios são a espécie que detém um processo bucal de "engolir" que se aproxima do humano, no entanto, por sua elaboração neurológica aperfeiçoada, neste o reflexo de deglutição envolve um mecanismo consciente de decisão. Sim, deglutir é decidir. Deglutir não é o mesmo que engolir. O Ser Humano, é por excelência, um ser de decisão; fazemos escolhas o tempo todo em nossas vidas. Não deglutimos apenas durante a alimentação. Mais precisamente deglutimos cerca de 10% do número de inspirações e expirações, ou seja, algo em torno de 2590 vezes num período de 24 horas. O que deglutimos então? Deglutimos tudo o que nossos cinco sentidos físicos captam do mundo a nossa volta. São nossas impressões que, imediatamente ou algum tempo depois de processadas, devolvemos a esse mesmo mundo na forma de expressão individual, seja ela verbal, gestual, escrita, uma pintura, em verso ou prosa, uma canção, enfim... A deglutição participa do processo cognitivo humano, e a boca, espaço onde ela acontece, é o elo de conexão entre a atitude que é mental e o gesto que é corporal.

"Deglutir é mamar em si mesmo".



Crédito : www.bioaxis.odo.br