A endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas que acometem a região interna do dente, os canais.
Este segmento é bastante procurado, uma vez que os problemas que atingem as raízes podem se desenvolver de maneira silenciosa. Embora todos os dentistas tenham conhecimento desta área, a importância de um especialista é fundamental.
Na Prevent Ser, contamos com profissionais especializados em endodontia para prestar um atendimento seguro e de qualidade.
A polpa dentária é responsável pela irrigação de sangue e inervação do dente. É um tecido vivo, que fica dentro do dente, indo até a sua raiz. Ela é composta por vasos sanguíneos e nervos.
O tratamento é indicado em duas situações: 1- Quando a polpa vital se apresenta inflamada, por cárie profunda, fratura da coroa, trauma, retração gengival (lado direito da foto). 2- Quando a polpa perde a vitalidade (necrosada) podendo provocar infecção do osso e dos tecidos ao seu redor, de modo assintomático (granulomas e cistos) ou com dor (abscesso) e até pus.
Temos que fazer a limpeza de toda a parte interna do dente até a ponta da raiz com instrumentos flexíveis (limas) manuais e adaptados a um motor moderno. Os canais são medidos eletronicamente por um aparelho. Após isso, são vedados com um cimento associado a um produto biológico.
Em tratamentos modernos, geralmente apenas uma. Usamos uma técnica com um moderno aparelho de microscopia para ter mais qualidade, agilidade e segurança no tratamento.
Quando o tratamento de canal anterior não foi bem executado, até o fim da raiz, por algum motivo (dificuldades anatômicas, raízes com curvaturas acentuadas, canais calcificados), ou quando o dente não foi devidamente restaurado, pode ocorrer a reinfecção do canal pelas bactérias presentes na saliva, levando à necessidade de retratamento. Mesmo um canal bem tratado, que apresenta bactérias resistentes, e não regride a infecção, necessita de um retratamento. Usamos a mais alta tecnologia técnica e de aparelhos para prevenir esses retratamentos.
Geralmente é bem tranquilo. É fundamental que o paciente acate as orientações feitas pelo especialista em endodontia para evitar complicações na região operada. Muitas vezes receitamos medicamentos para auxiliar na cura e nos sintomas.
Sim, evitando cáries profundas e escondidas, fazendo sempre os retornos a cada seis meses, fazendo radiografias de controle e adotando hábitos saudáveis. Além de escovar bem os dentes após cada refeição, é importante ter uma alimentação balanceada e sem excesso de açúcares.
Rua Castro Alves 457 Cj. 62 - Aclimação São Paulo, SP
Segunda a sexta das 08 às 18h
Erro: Formulário de contato não encontrado.